Blog

Dia Mundial de Combate ao Câncer Artigos próprios

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Compartilhe

07/02/2024 - Paulo de Carvalho

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi instituído pela Portaria MS/GM nª 707/1988 com o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente a respeito de sua prevenção.

O Câncer é caracterizado por um conjunto de mais de 100 doenças que possuem em comum um crescimento desordenado e anormal de células que invadem órgãos e tecidos e se dividem muito rapidamente, com tendência a agressividade e incontroláveis, o que gera a formação de tumores que se espalham pelo corpo humano.

Na prática, surge de uma mutação genética, que causam alterações no DNA da célula, que passa a receber instruções errôneas. Tais alterações podem ocorrer em genes especiais, conhecidos como proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, estes se tornam oncogenes, e passam a transformar células normais em células cancerosas.

O Câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Porém, alguns órgãos são mais afetados do que outros, e cada órgão pode ser acometido por diferentes tipos de tumor, sendo eles mais ou menos agressivos. Entre eles está o pulmão, o mais comum entre os tumores malignos — apresentando um aumento de 2% na incidência mundial. 90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao consumo de derivados do tabaco.

Não há uma causa única para o câncer, mas diversas causas externas (meio ambiente) e internas (mutações genéticas, fatores hereditários, hormônios e etc). Entre 80% a 90% dos casos estão associadas as causas externas. Sejam mudanças provocadas no meio ambiente, hábitos e estilo de vida aumentam fatores de risco de diferentes tipos de câncer.

Fatores genéticos podem tornar determinadas pessoas mais suscetíveis à ação de agentes cancerígenos ambientais, e isso explica porque algumas pessoas o desenvolvem e outras não, mesmo quando expostas ao mesmo carcinógeno. O envelhecimento, natural ao ser humano, pode acarretar mudanças nas células, tornando-as mais vulneráveis ao processo cancerígeno. Quando somamos este fator ao fato de que pessoas idosas foram mais expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco, explica-se o motivo de ele ser mais frequente nesta fase da vida.

A prevenção é uma série de ações realizadas com o intuito de reduzir os riscos de se desenvolver a comorbidade. O objetivo primário é impedi-lo de se desenvolver, e isso inclui evitar exposição aos fatores de risco e a adoção de um modo de vida saudável. Portanto, é essencial que o autocuidado, a vigilância, realizar exames de rotina e prevenir-se.

Cuide-se, previna-se!

Editais
Entre em contato por whatsapp
Entre em contato por whatsapp